Animais com T

Confira a lista de nomes de animais iniciados com a letra T:

 

Tabarana

Tabarana

O Salminus hilarii é um peixe prateado, comumente chamado de tabarana ou tubarana e é a espécie que apresenta maior distribuição geográfica dentro do gênero Salminus, sendo encontrada na bacia …

Tachã

Tachã

Chauna torquata, é uma ave anseriforme da família dos anhimídeos, natural das regiões da Argentina e Bolívia até a região Sul do Brasil.

Tachuri Campainha

Tachuri campainha

O Tachuri-campainha é uma espécie de ave da família Tyrannidae. É endémica do Brasil. Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.

Tagarela Europeu

Tagarela Europeu

Tainha

Tainha

Tainha é a designação vulgar de vários peixes da família dos mugilídeos. A maior parte das espécies pertence ao gênero Mugil, mas a designação estende-se a outros géneros.

Talha Mar

Talha Mar

Rynchops niger, conhecido popularmente como talha-mar ou corta-água, é uma ave da família Laridae, ordem Charadriiformes.

Tamanduá

Tamanduá

O tamanduá-bandeira, também chamado iurumi, jurumim, tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante e urso-formigueiro-gigante, é um mamífero xenartro da família dos mirmecofagídeos, encontrado na América Central e na América do Sul.

Tamanduaí

Tamanduaí

O tamanduaí, tamanduá-anão ou tamanduá-seda é um pequeno tamanduá arborícola encontrado do sul do México ao norte do Brasil e na ilha de Trinidad. É uma das várias espécies de tamanduás sul-americanos. Esta espécie é difícil de ser vista.

Tambacu

Tambacu

Tambaqui

Tambaqui

Tambaqui, também chamado de Pacu Vermelho, é um peixe de água doce e de escamas com corpo romboidal, nadadeira adiposa curta com raios na extremidade; dentes molariformes e rastros branquiais longos e numerosos.

Tamboril

Tamboril

Tamboril, tambaril ou peixe sapo é o nome vulgar dos peixes lophiiformes pertencentes aos géneros Lophius e Lophiodes.

Tamuatá

Tamuatá

O tambuatá é uma espécie de peixe teleósteo siluriforme da família dos calictiídeos. Tais animais habitam diversos rios da América do Sul e chegam a medir até 20 cm de comprimento.

Tanatau

Tanatau
Gavião-bombachinha

Tanatau é uma rara ave falconiforme da família dos falconídeos presente em boa parte da América do Sul.

Tangará

Tangará

Tangará uma ave da fauna sul-americana. Seu nome, supostamente, deriva do tupi ata, andar; e carã, em volta; sendo correspondente ao vocábulo castelhano saltarin.

Tangarazinho

Tangarazinho

O tangarazinho é uma espécie de ave da família Pipridae. É a única espécie do género Ilicura. É endémica do Brasil.

Tapaculo

Tapaculo

Rinocriptídeos é uma família de aves passeriformes encontradas principalmente na América do Sul e América Central.

Tapaculo da chapada diamantina

Tapaculo da chapada diamantina

 

Taperá de garganta branca

Taperá de garganta branca

Taperuçu

Taperuçu

Taperuçu de coleira branca

Taperuçu de coleira branca

Mede cerca de 21 centímetros. Os taperuçus têm pés muito reduzidos que os impedem de pousar em fios de eletrificação ou galhos, como o fazem as andorinhas. Esta é a maior espécie da família e sua velocidade de voo pode alcançar 100 quilômetros por hora. taperuçu-de-coleirabranca adulto.

Tapicuru de cara pelada

Tapicuru de cara pelada

O Tapicuru, também conhecido como Socó-Preto, Socó-do-Brejo, Maçarico-de-cara-pelada ou Maçarico-Preto, é uma espécie de ave da família Threskiornithidae. É a única espécie do género Phimosus. Mede de 50 a 54 cm de comprimento.

Tapir

Tapir

Tapirus é o único gênero da família Tapiridae da ordem Perissodactyla. Habita o continente americano e o Sudeste Asiático, sendo conhecidos popularmente por anta ou tapir. São os maiores mamíferos dos Neotrópicos.

Tapiti

Tapiti

O tapiti, também conhecido como candimba, coelho-do-mato, lebre e coelho-brasileiro, é um mamífero lagomorfo, noturno, da família Leporidae, encontrado do México à Argentina.

Tarambola

Tarambola

A tarambola-dourada é uma ave da família Charadriidae. Maior que os borrelhos, caracteriza-se pela plumagem acastanhada com pintas brancas, pelo bico espesso e curto e pelas patas pretas.

Tarpão

Tarpão

Megalops atlanticus é uma espécie costeira popularmente conhecida no Brasil como Pirapema ou Camurupim, sendo encontrado desde o Amapá até a região norte do Espírito Santo, habitando os canais …

Társio

Társio

Tarsius é um gênero de primatas popularmente conhecidos como társios, pertecentes à família Tarsiidae, a única com representantes atuais dentro da infraordem Tarsiiformes.

Tartaranhão

Tartaranhão

O termo tartaranhão é a designação comum aos gaviões do gênero Circus, da família dos acipitrídeos. Constituem um grupo de aves de rapina diurnas que voam baixo sobre prados e pântanos caçando pequenos animais.

Tatac

Tatac

Seu nome científico significa: de synallasis, synallaxis = nome dado por Vieillot (1818) para este gênero de aves com cauda espetada, do (grego) synallasis = era uma das ninfas Ionides; e do (latim) infuscatus, infuscare, infuscus = escuro. ⇒ Synallaxis escuro ou ninfa das águas escura. Na mitologia grega, Synallaxis era …

Tatu

Tatu

Tatu ou armadilho é uma denominação comum a mamíferos pertencentes à ordem Cingulata e família Dasypodidae. Caracteriza-se pela armadura que cobre o corpo.

Tatuaçu

Tatuaçu

O tatu-canastra (Priodontes maximus), também conhecido como tatuaçu, é uma espécie de tatu de grandes dimensões, encontrado na maior parte da América do Sul cisandina. Tais tatus chegam a medir mais de 1 metro de comprimento. Têm o corpo coberto por poucos pelos e patas anteriores dotadas de garras …

Tatuí

Tatuí

Emerita brasiliensis, conhecida pelos nomes comuns de tatuí ou tatuíra, é uma espécie de crustáceo decápode anomuro da família dos hipídeos que habita praias arenosas, fazendo escavações na areia.

Tauató pintado

Tauató-pintado

O Tauató-pintado é uma espécie de ave de rapina da família Accipitridae. Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.

Tecelão

Tecelão

Seu nome científico significa: do (espanhol) cacicus = cacique; nome para caciques utilizado no caribe espanhol; e do (grego) khrusos = ouro, dourado, amarelo; e de pterux, pterugos = asa, penas das asas; khrusopteros = com asa amarela, com asa dourada. ⇒ Cacique com asa dourada.

Tecelinho de cabeça vermelha

Tecelinho de cabeça vermelha

Possui longas asas que chegam a 1,80 metro de envergadura, sendo relativamente estreitas e mantidas em formato de “V”. Dessa forma, aproveita a menor brisa disponível para voar sobre a vegetação e o solo, às vezes a poucos metros do chão. Nessa busca de sustentação, mantém as asas rígidas e vira o corpo de …

Teiú

Teiú

O gênero de répteis Tupinambis, da família Teiidae, é popularmente conhecido como teiú, lagartiu, teju, tegu, jacuraru, jacuaru, jacuruaru, jacruaru e caruaru.

Teiuaçu

Teiuaçu

Teju verde

Teju verde

Tempera viola

Tempera viola

O trinca-ferro ou tempera-viola é uma ave passeriforme da família Thraupidae, que ocorre no Brasil e países limítrofes, de coloração geral olivácea, cabeça acinzentada, garganta ocre-clara, peito e abdome cinzento-oliváceo, lavado de ocre no meio.

Tenreco

Tenreco

Os tenrecídeos, vulgarmente conhecidos por tenreques ou tenrecos, são uma família de pequenos mamíferos insetívoros que habitam principalmente Madagascar, com exceção da subfamília Potamogalinae, que vive na África continental.

Tentilhão

Tentilhão

O tentilhão-comum é um pássaro de pequeno porte, com cerca de 15 cm, da família dos fringilídeos, sedentário, de coloração bastante viva e de canto mavioso.

Teque teque

Teque teque

O teque-teque, também conhecido como Ferreirinho-teque-teque em Portugal, é uma espécie de ave passeriforme pertencente ao gênero Todirostrum, o qual integra a família Tyrannidae.

Tetra Cobre

Tetra Cobre

O Tetra-cobre é um peixe nativo do Brasil. Os machos dessa espécie possuem uma cor de cobre, já as fêmeas são mais pálidas. Se diferenciam dos demais tetras pela falta de uma segunda barbatana dorsal.

Tetraz

Tetraz

Tetraz é o nome comum dado a um grupo de aves galiformes da família Phasianidae, que habita exclusivamente o hemisfério Norte e inclui muitas aves cinegéticas, caçadas por desporto ou para alimentação.

Téu téu da savana

Téu téu da savana

Seu nome científico significa: do (grego) bous = boi; e rhis, rhinos = nariz, bico; e do (latim) bi = dois, duplo; e striatus, stria = com estrias, estriado. ⇒ Ave com estria dupla ou ave com nariz de boi e estria dupla. Características. Mede 43cm de comprimento e pesa até 700g. Ave curiosa, semelhante em aparência as …

Texugo

Texugo

Texugos são animais de pernas curtas e atarracados, de pelagem castanha ou negra, carnívoros que pertencem à família dos mustelídeos (Mustelidae, a mesma família de mamíferos e dos furões, doninhas, lontras, e muitos outros tipos de carnívoros). Existem oito espécies de texugo, divididos nestas três subfamílias: …

Tico tico

Tico tico

O tico-tico é uma ave da ordem Passeriformes, família Emberizidae. Distingue-se pela sua coloração rajada de marrom, negro e cinza e pelo seu topete.

Tietê de coroa

Tietê de coroa

O tietê-de-coroa é uma espécie de ave Passeriforme da família Platyrinchidae. É a única espécie do género Calyptura, sendo classificada por Louis Jean Pierre Vieillot, em 1818.

Tietinga

Tietinga

O tietinga é uma espécie sul-americana de ave passeriforme, da família Thraupidae. Tais aves medem cerca de 29 cm de comprimento, possuindo uma íris amarela, longa cauda alvinegra, plumagem branca na barriga e negra na cabeça, dorso e peito.

Tigre

Tigre

O tigre é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, que habita o continente asiático. Dentre suas subespécies há o maior entre todos os felinos selvagens do mundo. São animais extremamente territoriais e solitários.

 

Tijerila

Tijerila

Tijerila é uma espécie de pássaro da família Tityridae. Costumava ser colocado na família Tyrannidae, mas evidências mostraram estar na família Tytyridae, onde está hoje classificado pela SACC.

Tilápia

Tilápia

Tilápia é o nome comum dado a várias espécies de peixes ciclídeos de água doce pertencentes à subfamília Pseudocrenilabrinae e em particular ao gênero Tilapia. São nativos da África, mas foram introduzidas em muitos lugares nas águas abertas da América do Sul e sul da América do Norte e são agora comuns na …

Timboré

Timboré

Tinguaçu

Tinguaçu

Predador oportunista. Alimenta-se de insetos de tamanhos variados (ortópteros) e de pequenos vertebrados (notadamente anfíbios arborícolas), bate a presa contra o galho quando pousado. (São Benedito do Rio Preto-MA, observação pessoal). tinguaçu-ferrugem se alimentando …

Tipio

Tipio

tipio é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como canário-da-horta e canário-pirrita (Ceará), mané-mago (Pernambuco), gaturão e canário-da-peste (PB), gaturamo, canário-do-chão, canário-da-grama (SP) e Canário-de-velame (RN).

Tiriba

Tiriba

Pyrrhura é um género de aves da Ordem Psittaciformes e da Família Psittacidae, classificadas em 23 espécies de tiriba ou tiriva. São exclusivas da América do Sul, onde habitam zonas florestais.

Tiririzinho do mato

Tiririzinho do mato

O Tiririzinho-do-mato é uma espécie de ave da família Tyrannidae. É endémica do Brasil. Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude. Está ameaçada por perda de habitat.

Tiziu

Tiziu

O tiziu é uma ave da família Thraupidae que ocorre em todas as regiões do Brasil, sendo muito comum principalmente em áreas de vegetação alterada, como capinzais.

Toirão

Toirão

O tourão ou toirão, é um nome popular usado para se referir ao furão, um carnívoro da família dos mustelídeos, distribuídos por grande parte da Europa, norte da África e Ásia ocidental.

Toninha

Toninha

A toninha-comum é um cetáceo da família Phocoenidae encontrado em águas temperadas frias do hemisfério norte. É um dos menores mamíferos dos oceanos.

 

Topázio de fogo

Topázio de fogo

Topetinho

Topetinho

Mede 6,8 cm, 3 g. É a menor espécie brasileira. Dimorfismo sexual acentuado. Macho com apresenta um topete vermelho e um bonito leque de penas de cada lado do pescoço de cor branca que terminam em uma faixa verde que passa ao negro na ponta. Face negra, garganta e pescoço anterior verdes, partes inferiores …

Torcicolo

Torcicolo

Torcicolo é o nome comum dado às duas espécies de pica-pau pertencentes ao género Jynx. O nome é devido à capacidade destas aves de girar o pescoço num ângulo de 180°.

Torda anã

Torda anã

A torda-anã é uma ave marinha da família Alcidae. De plumagem preta e branca, com o bico espesso e curto, é o mais pequeno membro da sua família na Europa.

 

Tordeia

Tordeia

A tordoveia é a maior das espécies do género Turdus, com cerca de 26 cm. A parte superior do corpo é de cor cinzenta-acastanhada, o peito é claro com pequenas manchas castanhas escuras arredondadas e bem …

 

Tordo

Tordo

tordo comum, nome científico Turdus philomelos, é um passarinho da família Turdidae, natural da Europa, norte da África e Oriente Médio. Mas nós sabemos por que você fez essa pergunta: por causa do mockingjay, nome em inglês da ave símbolo da trilogia Jogos Vorazes. Mas são animais diferentes …

 

Torom

Torom

 

Tororó

Tororó

Seu nome científico significa: do (grego) poikilos = manchado; e trikkos = pequeno pássaro não identificado. Em ornitologia triccus significa papa-moscas; e do (latim) plumbeus = cor de chumbo, cinza; e -ceps, caput = com a cabeça, cabeça. ⇒ Papa moscas manchado com a cabeça cor de chumbo ou pequeno pássaro …

 

Toupeira

Toupeira

Talpidae é uma família de mamíferos da ordem Soricomorpha, que inclui as toupeiras e os desmanes. O grupo habita a América do Norte, Europa e Ásia. São animais que vivem no subsolo enterrados em tocas e galerias.

 

Touro

Touro

Touro ou Tauro é o segundo signo astrológico do zodíaco, situado entre Áries e Gêmeos e associado à constelação de Taurus. Seu símbolo é um boi. Forma com Virgem e Capricórnio a triplicidade dos signos da Terra.

 

Toutinegra

Toutinegra

A toutinegra-de-cabeça-preta é um pássaro muito pequeno do género Sylvia dentro da família sylviidae.

 

Tovaca

Tovaca

A tovaca-campainha é uma ave da família dos formicariídeos que habita parte de América do Sul. Também são conhecidas pelos nomes de tobaca e tovaca.

 

Tovacuçu

Tovacuçu

O Tovacuçu-corujinha é uma espécie de ave da família Formicariidae. Pode ser encontrada nos seguintes países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Honduras, …

 

Tracajá

Tracajá

Podocnemis unifilis é uma espécie de quelônio dulcícola de tom negro azulado com manchas amarelas. Popularmente chamado de tracajá. Vive em muitas bacias hidrográficas do norte da América do Sul, entre elas a do Orinoco e do Amazonas.

 

Traíra

Traíra

Hoplias malabaricus, popularmente conhecida como traíra, taraíra, tararira, tarira, dientudo, dorme-dorme, maturaqué, robafo e rubafo, é um peixe teleósteo da família Erythrinidae. O dorso é negro, os lados são pardo-escuros e o abdômen é branco.

 

Trepadeira

Trepadeira

 

Tricolino

Tricolino

 

 

Trigueirão

Trigueirão

 

Trinca ferro verdadeiro

Trinca ferro verdadeiro

 

Trinta réis

Trinta réis

 

Triste pia

Triste pia

 

Tritão

Tritão

 

Trombeteiro

Trombeteiro

 

Tropeiro da Serra

Tropeiro da serra

 

Tropiduro comum

Tropiduro comum

 

E mais:

 

  • Truíra peva
  • Truta
  • Tubarana
  • Tubarão
  • Tucanabóia
  • Tucaninho
  • Tucano
  • Tucanuçu
  • Tucão
  • Tuco tuco
  • Tucunaré
  • Tucuxi
  • Tuim
  • Tuiuiú
  • Tuju
  • Tupaia
  • Tuque
  • Turaco
  • Turu turu
  • Tururim
  • Tuta
  • Thalassarche cauta
  • Tretioscincus agilis
  • Trilepida jani
  • Turdus merula
  • Turnix pyrrhothorax
  • Typhlops amoipira

 

Outras letras iniciais de nomes de animais:
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

Comentários

Tão vazio aqui... deixe um comentário!

Comente

Barra lateral



Este Artigo te Ajudou?
Clique em um dos botões a baixo para retribuir! :)

Obrigado! Fechar Janela
thanks! click to close

Melhore seu português!

receba nossos artigos:

Inscreva-se!