Animais com C

Confira a lista de nomes de animais iniciados com a letra C:

 

Cabra (mamífero);

cabra

Cabra (ou bode, no masculino)(nome científico:Capra aegagrus hircus) é um animal herbívoro pertencente ao gênero Capra. A cabra-doméstica é …

Cação

Cação

Cacatua

Cacatua

Cacatuas ou Catatuas são aves psitaciformes, pertencentes à família Cacatuidae. São muito semelhantes aos papagaios em relação ao bico em formato de banana e morfologia zigodáctila dos pés.

Cachalote

cachalote

O cachalote ou cacharréu é o maior dos cetáceos com dentes bem como o maior animal com dentes atualmente existente. Mede até 15 metros de comprimento.

Cachorro, Cão ou Cadela

Cachorro

O cão, no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero canídeo, subespécie do lobo, e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos.

Cachorro-do-mato ou cachorro-do-mangue

Cachorro do mato

O cachorro-do-mato também chamado de guaraxaim, guaxite ou gaxite, é um mamífero da família dos canídeos, amplamente distribuído pela América do Sul.

 

Cágado (tartaruga terrestre)

cágado

Chelidae é uma família do grupo de quelônios, também chamada de cágados. A família é constituida por cerca de 40 espécies classificadas em 11 géneros distribuidos pela Austrália, Nova Guiné e América do Sul.

 

Caimão

Caimão

Caiman é um género de jacarés das Américas Central e do Sul que inclui três das espécies de animais conhecidos como jacaré ou caimão. Inclui as espécies: Jacaretinga ou jacaré-de-óculos Jacaré-de-papo-amarelo Jacaré-do-pantanal

 

Calango

Calango

O termo calango se refere a alguns lagartos, como os da família dos teídeos ou da família Tropiduridae, principalmente os de pequeno porte, Cnemidophorus, Tropidurus e outros que vivem geralmente…

 

Camaleão

Camaleão

Camaleão é o nome dado a todos os répteis pertencentes à família Chamaeleonidae, é uma das mais conhecidas famílias de lagartos. Distribuidos na África, sul da Europa e da Ásia.

 

Camarão

Camarão

O termo camarão é a designação comum a diversos crustáceos da ordem dos decápodes, podendo ser marinhos ou de água doce.

 

Camelo

Camelo

Os camelos constituem um género de ungulados artiodáctilos que contém duas espécies: o dromedário, de uma corcova, e o camelo-bactriano, de duas corcovas. Ambos são nativos de áreas secas e desérticas da Ásia.

 

Camundongo

Camundongo

O camundongo ou rato-doméstico ou ainda murganho é uma espécie de pequeno roedor da família dos murídeos, encontrado originalmente na Europa e Ásia, e atualmente distribuído por todo o mundo, geralmente associado a habitações humanas.

 

Canário

Canário

O canário, também conhecido como canário-do-reino ou, popularmente, canarinho é um pequeno pássaro canoro, membro da família Fringillidae. Este pássaro é originário dos Açores, da ilha da Madeira e das ilhas Canárias.

 

Canguru

Canguru

Canguru é o nome genérico dado a um mamífero marsupial pertencente a cinco espécies do género Macropus da família Macropodidae, que também inclui os wallabees.

 

Cão-da-pradaria

Cão-da-pradaria

O cão-da-pradaria é um mamífero roedor da família Sciuridae, classificado no género Cynomys. O grupo inclui cinco espécies, todas elas nativas da América do Norte, que habitam as pradarias dos Estados Unidos da América, Canadá e México.

 

Capivara

Capivara

A capivara é uma espécie de mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae. Alguns autores consideram que deva ser classificada em uma família própria.

 

Caracal

Caracal

O caracal também conhecido erroneamente como lince-do-deserto, ou lince-persa é um carnívoro da família dos felídeos habitante da África e da Ásia Menor. Apesar de sua aparência lembrar a de um lince, este gato selvagem é parente próximo do serval.

 

Caracol

Caracol

Caracóis são os moluscos gastrópodes terrestres de concha espiralada calcária, pertencentes à subordem Stylommatophora, que também inclui as lesmas. São animais com ampla distribuição ambiental e geográfica. Respiram através de um poro respiratório.

 

Caramujo

Caramujo

Caramujo, cornetinha ou burrié é um molusco gastrópode aquático. Tem a concha em espiral, com as voltas ou giros no mesmo plano, recebendo, por isso, a denominação de planorbídeo.

 

Caranguejeira

Caranguejeira

Theraphosidae é uma família de aranhas, que inclui as espécies conhecidas pelos nomes comuns de tarântulas ou caranguejeiras, que se caracterizam por terem pernas longas com duas garras na ponta, e corpo revestido de cerdas.

 

Caranguejo

Caranguejo

Caranguejos são os crustáceos da infraordem Brachyura, caracterizados por terem o corpo totalmente protegido por uma carapaça, cinco pares de patas terminadas em unhas pontudas, o primeiro dos quais…

 

Caravela-portuguesa

Caravela-portuguesa

A caravela-portuguesa ou barco-de-guerra-português é um único organismo pluricelular, no grupo dos cnidários. Estes zooides estão ligados uns aos outros, pois não podem viver independentemente.

 

Carneiro

Carneiro

A ovelha é um mamífero ruminante bovídeo da sub-família Caprinae. Um carneiro é o macho da ovelha e os juvenis são cordeiros, anhos ou borregos. É um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro.

 

Carpa

Carpa

Cyprinus carpio, conhecida popularmente como carpa e carpa-comum, é um peixe teleósteo da família Cyprinidae, de coloração cinza prateado.

 

Carrapato

Carrapato

Um carrapato ou carraça é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado nas famílias Ixodidae ou Argasidae. São ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças.

 

Cascavel

Cascavel

Cascavel ou cobra cascavel é o nome genérico dado às cobras peçonhentas dos géneros Crotalus e Sistrurus. As cascavéis possuem um chocalho característico na cauda, e estão presentes em todo o continente americano.

 

Castor

Castor

Castor é um gênero de roedores semi-aquáticos, da família Castoridae, nativo da América do Norte e da Europa, sendo o único gênero ainda existente dessa família, com duas espécies remanescentes: o C. fiber e o C. canadensis.

 

Cavalo

Cavalo

Cavalo é um mamífero da ordem dos ungulados, uma das três subespécies modernas da espécie Equus ferus. A denominação para as fêmeas é égua, para os machos não castrados é garanhão, para os machos castrados é capão, e para os filhotes é potro.

 

Cavalo-Marinho

Cavalo-Marinho

Hippocampus é um gênero de peixes ósseos, pertencente à família Syngnathidae, de águas marinhas temperadas e tropicais que engloba as espécies conhecidas pelo nome comum de cavalo-marinho.

 

Caxinguelê

Caxinguelê

 

Cegonha

Cegonha

As cegonhas são aves migrantes da família Ciconiidae. As cegonhas têm cerca de 1 metro de altura e 3 kg de peso. O seu habitat é variado e a alimentação inclui pequenos vertebrados. São animais migratórios e monogâmicos.

 

Centopeia

Centopeia

Lacraias, escolopendras ou centopeias são animais peçonhentos. Pertencem à classe Chilopoda com cerca de 3000 espécies, algumas com quase 50 centímetros de comprimento, presentes em todos os continentes.

 

Cervo

Cervo

Os cervídeos, cervos ou ainda veados. constituem uma família de animais ungulados artiodáctilos e ruminantes, à qual pertencem animais como a corça, o alce e o caribu.

 

Chacal

Chacal

O termo chacal faz referência ao nome popular de três espécies de canídeos: o Canis adustus, o Canis aureus e o Canis mesomelas.

 

Cherne

Cherne

Garoupa, cherne, mero, marelaço, galinha-do-mar ou piracuca são nomes vulgares de várias espécies de peixes da subfamília Epinephelinae, família Serranidae, ordem dos Perciformes.

 

Chimpanzé

Chimpanzé

O termo chimpanzé aplica-se aos primatas do gênero Pan, da família Hominidae, subfamília Homininae, com duas espécies conhecidas: os chimpanzés-comuns e bonobos.

 

Chinchila

Chinchila

Chinchila é o nome genérico dos mamíferos roedores da família Chinchillidae, nativa dos Andes da América do Sul. A pelagem da chinchila é cerca de 30 vezes mais suave que o cabelo humano e muito densa, com 20,000 pêlos por centímetro quadrado.

 

Chita

Chita

O guepardo ou chita é um animal da família dos felídeos, ainda que de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. É a única espécie vivente do gênero Acinonyx.

 

Cigarra

Cigarra

Cicadoidea é uma superfamília da ordem Hemiptera, subordem Homoptera, que agrupa os insectos conhecidos pelos nomes comuns de cigarra e cega-rega. Existem mais de 1 500 espécies conhecidas deste insetos.

 

 

Cisne

Cisne

Cisnes são aves aquáticas da subfamília Anserinae, que inclui também os gansos. No seu conjunto, formam o género Cygnus, sendo caracterizados pelo longo pescoço e por patas curtas.

 

Coala

Coala

O coala é um mamífero marsupial da família Phascolarctidae endêmico da Austrália. Originalmente era encontrado do norte de Queensland até o extremo sudeste da Austrália Meridional.

 

Coati

Coati

O quati, também chamado quati-de-bando, é uma espécie que habita predominantemente as selvas sul-americanas e a parte meridional da América Central.

 

Cobaia

cobaia

 

Cobra

Cobra

Cobra é uma denominação genérica, utilizada frequentemente na língua portuguesa como sinônimo para serpente. É também uma denominação comum entre europeus para designar espécies asiáticas, da subordem Ophidia e do gênero Naja.

 

Codorna

Codorna

A codorniz-comum é um membro da ordem dos galliformes. No entanto, algumas espécies do grupo dos Tinamiformes também são popularmente chamadas por esse nome.

 

 

Coelho

Coelho

Os coelhos são mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos, em geral dos gêneros Oryctolagus e Sylvilagus. Caracterizam-se pela cauda curta, as orelhas e patas compridas.

 

Coiote

Coiote

 

Condor

Condor

Condor é o nome dado a duas espécies de aves, pertencentes a diferentes gêneros, da família dos catartídeos, ordem Cathartiformes.

 

Coral

Corais

Corais são animais cnidários da classe Anthozoa, que segregam um exosqueleto calcário ou de matéria orgânica, ao contrário das anêmonas-do-mar, que pertencem à mesma classe.

 

Corça

Corça

 

Coruja

Coruja

 

Corvo

Corvo

O corvo é uma ave da família Corvidae, representantes de maiores dimensões da Ordem passeriformes.

 

Cotovia

Cotovia

Alaudidae é um nome genérico dado a várias aves passariformes que constituem a família Alaudidae. São aves essencialmente do Velho Mundo, com exceção de uma única espécie, a Eremophila alpestris que também habita a América do Norte.

 

Crocodilo

Crocodilo

 

Cuco

Cuco

O cuco-canoro é uma ave pertencente à ordem Cuculiformes e à família Cuculidae. O nome “cuco” é onomatopaico e deriva do facto de o canto do macho ser composto por uma sequência de duas notas, que soam como “cu-cu”.

 

Cuíca

Cuíca

Didelphidae é uma família à qual pertencem os gambás. É a única família da ordem Didelphimorphia, com mais de 60 espécies agrupadas em 15 géneros. Apesar das características comuns, este grupo radiou numa grande variedade de formas.

 

Cupim

Cupim

Isoptera é uma ordem de insetos eussociais, conhecidos por isópteros, que inclui as espécies popularmente designadas por cupim, térmite ou térmita, salalé e muchém.

 

Curió

Curió

 

Cutia

Cutia

Cutia é uma denominação comum a espécies de roedores de pequeno porte do gênero Dasyprocta e família Dasyproctidae, também conhecidas por acuchi, acouti, aguti ou açutí. São mamíferos roedores de pequeno porte, medindo entre 49 e 64 centímetros.

 

Cagarra

Cagarra

Cagarra ou cagarro é a designação comum dada às aves procelariformes do género Calonectris. Os seus parentes mais próximos, dentro da família Procellariidae são as pardelas.

 

Camurça

Camurça

A camurça é um capríneo encontrado nos Alpes e nos Balcãs e também conhecido como Cabra-montesa. A camurça também é o produto confecionado da pele deste animal uma vez curtida, termo que se generalizou a qualquer pele de animal curtida.

 

Candiru

Candiru

O Candiru, também chamado de canero ou peixe-vampiro, é um peixe de água doce que pertence ao grupo comumente chamado de peixe-gato.

 

Caranha

Caranha

 

Cardeal

Cardeal

Um cardeal é um alto dignitário da Igreja Católica, que assiste o Papa em diversas competências. Os cardeais, agrupados no Colégio dos Cardeais, são também chamados de purpurados, pela cor vermelho-carmesim da sua indumentária.

 

Carriça

carrica
(079957)

A carriça ou carruíra é uma ave pequena muito activa e de cor castanha na parte superior, listra superciliar clara e dorso e asas listrados. Tem uma cauda pequena e arrebitada.

 

Cascudo

Cascudo

Cascudo é a designação comum aos peixes siluriformes da família Loricariidae, também conhecidos como acari, acari-bodó, bodó, cari, boi-de-guará e uacari.

 

Catuá (peixe);

Catuá

 

Cavala

Cavala

 

Cigana

Cigana

 

Corvina

Corvina

O termo corvina é a designação comum, em língua portuguesa e espanhola, aos peixes teleósteos perciformes, da família dos cienídeos, que vivem em água salgada, doce e salobra, e em todos os oceanos.

 

Comentários

Tão vazio aqui... deixe um comentário!

Comente

Barra lateral



Este Artigo te Ajudou?
Clique em um dos botões a baixo para retribuir! :)

Obrigado! Fechar Janela
thanks! click to close

Melhore seu português!

receba nossos artigos:

Inscreva-se!