Qualidade e defeitos com a letra P

Selecionamos diversas qualidades e defeitos com a letra P, confira:

Pedante

Característica do que ou de quem ostenta certa cultura ou erudição.

Pessoa que exibe conhecimentos os quais não possui.

Pessoa que se auto-valoriza mostrando conhecimentos ou qualidades superiores aos que realmente dispõe; pretensioso.

Pessimista

Pessoa que vê tudo pelo pior lado; quem sempre espera o pior de uma situação: o jornalista era um pessimista.

Que se refere ao pessimismo; relacionado com as pessoas que sempre esperam o pior: jornalista pessimista.

Possessivo

Que expressa uma vontade de possuir (algo ou alguém); que tem desejo de possuir; egoísta.

Que não deixa a pessoa com a qual se mantém um relacionamento ser livre; diz-se de quem não deixa ou outro ser livre; ciumento.

[Gramática] Que pode indicar posse: pronome possessivo etc.

[Linguística] Diz-se do caso que expressa uma relação de posse.

Pessoa que tende a querer possuir tudo; indivíduo que não deixa o outro ser livre.

[Gramática] Aquilo que indica a posse.

Linguísticas. Os casos que indicam uma relação de posse.

Precipitado

Que se comporta de maneira impulsiva; que age sem reflexão.

Que demonstra imprudência; imprudente ou apressado.

[Figurado] Indivíduo que se comporta de modo impulsivo; quem age de modo irrefletido; imprudente.

[Química] Produto que, não sendo solúvel, resulta do fenômeno de precipitação.

Preconceituoso

Que envolve ou revela preconceito; que não é isento: livro preconceituoso; propostas preconceituosas.

Característica atribuída aos indivíduos que não admitem opiniões, ideologias, atitudes ou crenças diferentes das suas; intolerante.

Pessoa que possui ou demonstra preconceito: os preconceituosos fazem comentários absurdos nas redes sociais.

Preguiçoso

Que possui excesso de preguiça ou desânimo; desanimado.

Que não possui trabalho; que não se dedica aos estudos; malandro ou vadio.

Que não demonstra empenho na realização de qualquer coisa; que expressa falta de capricho: o aluno preguiçoso nunca fazia as tarefas.

Que não funciona corretamente: estômago preguiçoso.

Pessoa preguiçosa; que tem excesso de preguiça; indolente ou malandro.

Prepotente

Que demonstra ou expressa prepotência; que abusa do poder ou da autoridade que tem; tirano.

Que possui excesso de poder; absolutista.

Que faz uso desse poder de modo autoritário; opressor.

Presunçoso

Quem tem uma opinião excessivamente boa, positiva e elevada sobre si mesmo ou se julga melhor que os demais; presumido.

Aquele que se acha belo, perspicaz, com maior inteligência etc.

Sujeito vaidoso; pretensioso: o autor é um presunçoso em termos culturais.

Problemático

Que faz referência a problema.

Característico ou próprio de um problema; em que há controversa; questionável e/ou discutível.

Cuja solução é complicada; intrincado: é problemático o motivo da separação.

Suscetível a complicações; duvidoso: sua saída da empresa é problemática.

Que possui ou demonstra problemas de teor psíquico; perturbado.

Que transforma qualquer coisa em problemas; que dificulta a sua própria vida; diz-se do indivíduo que complica a sua própria vida.

Problemático

O que achou das qualidades com letra P? Conhece alguma outra que não está presente na lista?
Deixe o seu comentário e o seu voto!

Confira outras qualidades e defeitos com as letras:

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

Comente