Símbolo do Arroba @

Se você é um frequente usuário da internet, com certeza já viu o símbolo arroba @, também conhecido como aroba.

O e-mail foi uma das primeiras ferramentas utilizadas por um grande número de pessoas, e nele você possui um endereço, algo como: [email protected].
O arroba, neste caso, separa a parte personalizável do endereço de e-mail do provedor/site. Mas por que é um arroba que os separa?

A História do Arroba

História do arroba

Há diversas teorias sobre a origem do símbolo do arroba, que remontam uma origem caligráfica, e logo tipográfica. Entre as mais antigas delas, era um símbolo mercantil para abreviar “cada uma a”, de forma que “12 pães @ R$1” custariam $R12, $1 por cada. Também há referências sobre a abreviação de uma preposição grega ανά. Ou ainda, a abreviação de monges medievais para a palavra latina ad seguida dum numeral, por questões de economia de tinta e papel. Um acadêmico italiano diz ter identificado a origem do símbolo na renascença italiana, num documento assinado por Francesco Lapi em 4 de maio de 1537. O documento é sobre um comércio feito com Pizarro, mais especificamente o preço duma @ de vinho no Peru; nesse contexto, @ significava ânfora (em italiano: anfora; em espanhol: ánfora).

Outra origem vem do normando “à”, significando “cada”, de forma que 2 x à £5.50 = £11.00″. O símbolo é usado em francês e sueco, e nessa visão ele seria uma forma estilizada de à que evita levantar a mão ao escrever o símbolo.

O historiador aragonês Jorge Romance encontrou o que aparenta ser uma @ na “taula de Ariza” (1448), denotando uma carga de trigo de Castela ao Reino de Aragão.

O símbolo foi utilizado em diversas máquinas de escrever a partir de sua introdução em 1884, principalmente por seu vasto uso comercial, incluindo a Lambert de 1902, construída pela Lambert Typewriter Company de Nova Iorque. A máquina IBM Selectric (1961) também incluía o símbolo. Sua inclusão no padrão original ASCII de 1963 seguindo o mesmo preceito.

Em diversas culturas, o símbolo foi nomeado a partir de seu formato, como chiocciola (caracol) em italiano, snabel (tromba de elefante) em sueco e apestaart (rabo de macaco) em neerlandês.

 

Nos Tempos Atuais

Mencionar Twitter

O arroba passou a não ser apenas parte do endereço de e-mail. Com o advento da web 2.0 e das redes sociais, o arroba se tornou um identificador pessoal, algo como uma identidade na web.
O Twitter inclui o @ antes do nick/apelido dos usuários, assim como o Instagram. No Facebook, quando você deseja marcar o nome de alguma pessoa em uma publicação ou comentário, você pode incluir o @ antes de digitar o nome da pessoa que o Facebook já te mostrará as opções de nomes que você poderá usar na marcação.

Ou seja, o arroba se tornou um marcador para os usuários, assim como a Hashtag # se tornou para as palavras/categorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *