O segredo dos Nomes Criativos para Empresas (Nome Fantasia)

Nome criativo para empresa

Você já se perguntou qual o segredo para que as empresas tenham nomes tão marcantes, fáceis de falar e ouvir, que fixam em nossa memória?
Provavelmente você não é o único a se fazer esta pergunta.
O segredo dos nomes criativos está em serem curtos, simples, que possuam um significado ou história e que sua sonoridade seja marcante para nossa memória(fácil de interpretar e gostoso de ouvir).

Ao contrário do que muitas vezes parece, criar nomes criativos nem sempre é fácil.
Quem não treina a criatividade ou não se considera uma pessoa criativa, dificilmente irá pensar em bons nomes para a empresa que está iniciando.
Hoje, no Brasil existem agências de publicidade e marketing que trabalham com o serviço de criação de nomes profissionais, porém, a realidade é que muitas pessoas estão abrindo pequenos negócios e nem sempre possuem uma verba destinada a um serviço deste tipo, ainda mais quando julgavam ser algo fácil de se fazer.
Mas o que fazer quando chega o momento em que é preciso escolher o nome fantasia, mas nada vem na cabeça, e os dias vão se passando sem conseguir o nome ideal para a marca?
Aqui vão algumas dicas para você conseguir criar o nome fantasia da sua empresa e passar por esta difícil etapa da abertura de sua empresa.

 

Dicas para Criar nomes Criativos para sua Empresa

Conheça o seu negócio

Estudar negócio

Primeiramente, é preciso que você analise cada detalhe do seu negócio. Conheça muito bem os produtos e serviços que você irá comercializar. Pesquise a história do seu negócio, as famílias tradicionais que o iniciaram, como era o trabalho nesta época, como produziam e como atuavam no mercado.
Conhecer bem o seu próprio negócio é fundamental para estimular a sua criatividade e ter uma base de conhecimento que lhe renderá boas ideias em todos os setores e fases da sua empresa.

 

Pesquise seus concorrentes

Pesquise seus concorrentes

Provavelmente você terá concorrentes. Mesmo que não sejam concorrentes diretos, pesquise-os.
Conheça o nome deles, os produtos e serviços que eles comercializam, assim como o modo que os fazem.
Esta é uma das melhores maneiras de “copiar” bons exemplos e refletir sobre o porquê dos nomes que foram dados a eles.

 

Relacione locais, objetos, construções, monumentos e adjetivos a sua empresa

Relacione

Provavelmente, algum local, objeto, construção, monumento ou adjetivo está ligado a seu negócio.
Pegue como exemplo uma loja de temperos, que pode ser relacionada a Índia e/ou China, por ter tradição antiga em comércio de temperos no mundo.
Outro bom exemplo também é uma empresa de comercialização de câmeras fotográficas, usar como referência o nome do criador da máquina fotográfica, local onde foi tirada a primeira foto e etc…

 

Faça um Brainstorming com a família e amigos

brainstorming

O brainstorming é uma tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar o potencial criativo de um indivíduo ou de um grupo(criatividade em equipe) colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
Basicamente, realizar um brainstorming é sentar-se a mesa com um papel e caneta, e começar a “pensar” e “falar” todas as ideias que vêem a cabeça.
Você pode até mesmo dizer coisas consideradas ridículas por muitos, mas é esta a intenção do brainstorming, dizer praticamente tudo.
Quando sair uma ideia interessante, anote-a no papel.
Mesclar ideias com as dos participantes será algo criativo, os resultados serão impressionantes!

 

Adicione prefixos e sufixos aos nomes criados

Prefixos e sufixos são pequenas palavras que soa bem aos ouvidos e a estética da leitura.
Os prefixos vêm a frente do nome, já os sufixos vêm no final.
Alguns exemplos de prefixos são:

a-, an-: Afastamento, privação, negação, insuficiência, carência. Exemplos:

anônimo, amoral, ateu, afônico
ana- : Inversão, mudança, repetição. Exemplos:

analogia, análise, anagrama, anacrônico
anfi- : Em redor, em torno, de um e outro lado, duplicidade. Exemplos:

anfiteatro, anfíbio, anfibologia
anti- : Oposição, ação contrária. Exemplos:

antídoto, antipatia, antagonista, antítese
apo- : Afastamento, separação. Exemplos:

apoteose, apóstolo, apocalipse, apologia
arqui-, arce- : Superioridade hierárquica, primazia, excesso. Exemplos:

arquiduque,arquétipo, arcebispo, arquimilionário
cata- : Movimento de cima para baixo. Exemplos:

cataplasma, catálogo, catarata
di-: Duplicidade. Exemplos:

dissílabo, ditongo, dilema
dia- : Movimento através de, afastamento. Exemplos:

diálogo, diagonal, diafragma, diagrama
dis- : Dificuldade, privação. Exemplos :

dispneia, disenteria, dispepsia, disfasia
ec-, ex-, exo-, ecto- : Movimento para fora. Exemplos:

eclipse, êxodo, ectoderma, exorcismo
en-, em-, e-: Posição interior, movimento para dentro. Exemplos:

encéfalo, embrião, elipse, entusiasmo
endo- : Movimento para dentro. Exemplos:

endovenoso, endocarpo, endosmose
epi- : Posição superior, movimento para. Exemplos:

epiderme, epílogo, epidemia, epitáfio
eu- : Excelência, perfeição, bondade. Exemplos:

eufemismo, euforia, eucaristia, eufonia
hemi- : Metade, meio. Exemplos:

hemisfério, hemistíquio, hemiplégico
hiper- : Posição superior, excesso. Exemplos:

hipertensão, hipérbole, hipertrofia
hipo- : Posição inferior, escassez. Exemplos:

hipocrisia, hipótese, hipodérmico
meta- : Mudança, sucessão. Exemplos:

metamorfose, metáfora, metacarpo
para- : Proximidade, semelhança, intensidade. Exemplos:

paralelo, parasita, paradoxo, paradigma
peri- : Movimento ou posição em torno de. Exemplos:

periferia, peripécia, período, periscópio
pro- : Posição em frente, anterioridade. Exemplos:

prólogo, prognóstico, profeta, programa
pros- : Adjunção, em adição a. Exemplos:

prosélito, prosódia
proto- : Início, começo, anterioridade. Exemplos:

proto-história, protótipo, protomártir
poli- : Multiplicidade. Exemplos:

polissílabo, polissíndeto, politeísmo
sin-, sim- : Simultaneidade, companhia. Exemplos:

síntese, sinfonia, simpatia, sinopse
tele- : Distância, afastamento. Exemplos:

televisão, telepatia, telégrafo

a-, ab-, abs- : Afastamento, separação. Exemplos:

aversão, abuso, abstinência, abstração
a-, ad- : Aproximação, movimento para junto. Exemplos:

adjunto,advogado, advir, aposto
ante- : Anterioridade, procedência. Exemplos:

antebraço, antessala, anteontem, antever
ambi- : Duplicidade. Exemplos:

ambidestro, ambiente, ambiguidade, ambivalente
ben(e)-, bem- : Bem, excelência de fato ou ação. Exemplos:

benefício, bendito
bis-, bi-: Repetição, duas vezes. Exemplos:

bisneto, bimestral, bisavô, biscoito
circu(m) – : Movimento em torno. Exemplos:

circunferência, circunscrito, circulação
cis- : Posição aquém. Exemplos:

cisalpino, cisplatino, cisandino
co-, con-, com- : Companhia, concomitância. Exemplos:

colégio, cooperativa, condutor
contra- : Oposição. Exemplos:

contrapeso, contrapor, contradizer
de- : Movimento de cima para baixo, separação, negação. Exemplos:

decapitar, decair, depor
de(s)-, di(s)- : Negação, ação contrária, separação. Exemplos:

desventura, discórdia, discussão
e-, es-, ex- : Movimento para fora. Exemplos:

excêntrico, evasão, exportação, expelir
en-, em-, in- : Movimento para dentro, passagem para um estado ou forma, revestimento. Exemplos:

imergir, enterrar, embeber, injetar, importar
extra- : Posição exterior, excesso. Exemplos:

extradição, extraordinário, extraviar
i-, in-, im- : Sentido contrário, privação, negação. Exemplos:

ilegal, impossível, improdutivo
inter-, entre- : Posição intermediária. Exemplos:

internacional, interplanetário
intra- : Posição interior. Exemplos:

– intramuscular, intravenoso, intraverbal
intro- : Movimento para dentro. Exemplos:

introduzir, introvertido, introspectivo
justa- : Posição ao lado. Exemplos:

justapor, justalinear
ob-, o- : Posição em frente, oposição. Exemplos:

obstruir, ofuscar, ocupar, obstáculo
per- : Movimento através. Exemplos:

percorrer, perplexo, perfurar, perverter
pos- : Posterioridade. Exemplos:

pospor, posterior, pós-graduado
pre- : Anterioridade . Exemplos:

prefácio, prever, prefixo, preliminar
pro- : Movimento para frente. Exemplos:

progresso, promover, prosseguir, projeção
re- : Repetição, reciprocidade. Exemplos:

rever, reduzir, rebater, reatar
retro- : Movimento para trás. Exemplos:

retrospectiva, retrocesso, retroagir, retrógrado
so-, sob-, sub-, su- : Movimento de baixo para cima, inferioridade. Exemplos:

soterrar, sobpor, subestimar
super-, supra-, sobre- : Posição superior, excesso. Exemplos:

supercílio, supérfluo
soto-, sota- : Posição inferior. Exemplos:

soto-mestre, sota-voga, soto-pôr
trans-, tras-, tres-, tra- : Movimento para além, movimento através. Exemplos:

transatlântico, tresnoitar, tradição
ultra- : Posição além do limite, excesso. Exemplos:

ultrapassar, ultrarromantismo, ultrassom, ultraleve, ultravioleta
vice-, vis- : Em lugar de. Exemplos:

vice-presidente, visconde, vice-almirante

Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf7.php

 

Alguns exemplos de sufixos são:

 

ada – caminhada -ez(a) – sensatez, beleza
-ança – mudança -ismo – civismo
-ância – abundância -mento – casamento
-ção – emoção -são – compreensão
-dão – solidão -tude – amplitude
-ença – presença -ura – formatura
-ário(a) – secretário -or – lutador
-eiro(a) – ferreiro -nte – feirante
-ista – manobrista
-aria – churrascaria -or – corredor
-ário – herbanário -tério – cemitério
-eiro – açucareiro -tório – dormitório
-il – covil
>-aço – ricaço -ario(a) – casario, infantaria
-ada – papelada -edo – arvoredo
-agem – folhagem -eria – correria
-al – capinzal -io – mulherio
-ame – gentame -ume – negrume
-ite bronquite, hepatite (inflamação)
-oma mioma, epitelioma, carcinoma (tumores)
-ato, eto, ito sulfato, cloreto, sulfito (sais)
-ina cafeína, codeína (alcaloides, álcalis artificiais)
-ol fenol, naftol (derivado de hidrocarboneto)
-ite amotite (fósseis)
-ito granito (pedra)
-ema morfema, fonema, semema, semantema (ciência linguística)
-io – sódio, potássio, selênio (corpos simples)
-ismo budismo
kantismo
comunismo

Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf8.php

 

Utilize geradores de nomes on-line

Robô Gerador

Os geradores on-line são algoritmos que realizam a mixagem de nomes, prefixos e sufixos, gerando novos nomes.
Um dos melhores geradores da atualidade é o do Nomes para Empresas.
O Nome para Empresas é uma agência especializada em criação de nomes profissionais, porém, disponibilizam esta ferramente grátis para que você possa “tentar a sorte” de encontrar um bom nome à partir de seu gerado.

 

Seguindo estas dicas, você provavelmente conseguirá criar o nome fantasia da sua empresa, criativo e com a cara do seu negócio!
Assim que escolher o nome da sua empresa é interessante registrar o domínio no registro.br e no INPI.

Barra lateral



Este Artigo te Ajudou?
Clique em um dos botões a baixo para retribuir! :)

Obrigado! Fechar Janela
thanks! click to close